Com quase 60% da população imunizada, Serrana-SP se prepara para retomada econômica

Com quase 60% da população imunizada, Serrana-SP se prepara para retomada econômica

Compartilhe nas redes sociais!

A cidade de Serrana-SP se prepara para a retomada econômica após avaliação da imunização de quase 60% da população.


JORNAL DO BRASIL - O que aconteceria se mais da metade de uma população fosse imunizada contra a covid-19? A pouco mais de 300 km de São Paulo, a cidade de Serrana foi escolhida pelo Instituto Butantan para um estudo que tem como objetivo medir a efetividade da Coronavac quando aplicada em massa. Os resultados serão divulgados em maio, mas a administração municipal está bastante esperançosa e planeja a retomada da economia. 

Denominado ‘Projeto S’, o estudo foi estruturado de maneira ‘secreta’ no ano passado para evitar que pessoas se mudassem para a cidade, na tentativa de serem vacinadas. A sigla 'S' também faz referência a ‘Serrana’ e a ‘Sars-Cov-2’. Para a implementação do projeto, a cidade foi mapeada e dividida em 25 subáreas através do Censo da Saúde, realizado em setembro de 2020. Os habitantes foram cadastrados e alocados em quatro grandes grupos populacionais – verde, amarelo, cinza e azul – vacinados alternadamente, um por semana.

Por se tratar de um estudo científico, o Projeto S não utilizou doses pertencentes ao Programa Nacional de Imunização (PNI). A pesquisa teve como população-alvo moradores acima de 18 anos – exceto pessoas com comorbidades, mulheres grávidas ou em amamentação e quem teve febre 72h antes da vacinação. Os voluntários serão acompanhados ao longo de um ano, para que se possa analisar a duração da resposta imunológica proporcionada pela Coronavac.

A vacinação em massa começou em 17 de fevereiro e foi concluída no dia 11 de abril com a aplicação das duas doses da Coronavac nos quatro grupos. Ao todo, são 27.160 mil moradores completamente imunizados contra o novo coronavírus – o equivalente a 95,7% da população-alvo da pesquisa e aproximadamente 59,5% da população total de Serrana, de 45.644 mil habitantes.

 

Siga-nos nas redes sociais:



Quer receber novidades sobre a política e o que está acontecendo no Brasil e no mundo?
Clique aqui e cadastre-se: +55 42 9 9147-7863

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, os quais poderão responder judicialmente e não representam a opinião deste site. Se achar algo ofensivo, marque quem comentou e denuncie.

Leia também
X