FCS Brasil
Notícias [+] Lidas
30/01/2020   

Como organizar a vida financeira para começar a investir

Antes de começar a investir é muito importante estar com a vida financeira organizada. Veja algumas dicas para que o orçamento do mês permita realizar aplicações rentáveis.  

?Muito tem se falado sobre investimentos nos últimos anos. Mas antes de começar a fazer aplicações em busca de rentabilidade é necessário organizar a vida financeira – e esse é o grande desafio de milhares de brasileiros. Se esse for seu caso, saiba que com alguns ajustes é possível ter dinheiro para finalmente investir.

Gaste menos do que você ganha

Por mais óbvia que essa dica pareça, é aqui que muita gente acaba tendo dificuldades, fazendo com que não haja possibilidade para realizar um investimento por falta de dinheiro. O primeiro passo para organizar a vida financeira é analisar quanto você ganha e quanto você gasta. Para isso, os comprovantes de pagamento e o extrato bancário dos últimos 3 meses serão grandes aliados.

É possível que nesta análise você perceba várias compras que não eram importantes e que foram realizadas somente por impulso – coisas que você pode deixar de adquirir no próximo mês. Faça também uma lista de todos os gastos fixos que você tem (aluguel, água, internet), veja se todos esses itens cabem no seu salário, além das dívidas (se tiver). Ao perceber que você gasta mais do que ganha, poderá pensar em estratégias para mudar a situação.

Os especialistas em finanças pessoais recomendam que pelo menos 20 a 30% de sua receita mensal esteja livre para aplicações e reservas. Se você não está salvando nenhuma porcentagem por mês, então, veja quais gastos mensais pode cortar para alcançar o objetivo.

Economize dinheiro sempre que possível

Não se trata de deixar de sair ou não ter um momento divertido em família: se trata de fazer escolhas conscientes com o seu dinheiro e economizar sempre que possível. Um bom exemplo são os pacotes de internet ou TV por assinatura. Será que não é existe um serviço mais barato? E o cartão de crédito precisa mesmo de anuidade? Aquele seguro roubo do banco pode ser cancelado?

Essas pequenas taxas podem acabar provocando uma economia considerável. Certamente, você vai precisar de uma boa dose de paciência para negociar com as prestadoras, mas o dinheiro que deixará de ser gasto compensa os minutos ao telefone.

Tenha objetivos

Guardar dinheiro por guardar não costuma funcionar à longo prazo, já que muitas pessoas acabam desmotivadas. O ideal é estabelecer objetivos, indicando qual o valor necessário para realiza-lo e um prazo. Isso ajuda a pensar em formas de economizar e sempre manter o foco na hora que uma compra parecer irresistível.

Os objetivos também podem ajudar na hora de investir. Assim, com prazo e valor estipulado, é possível fazer a escolha de um título ou outro tipo de aplicação que tenha vencimento compatível com os critérios do objetivo.

Se mantenha estudando enquanto não pode investir

Se você esperar para ter dinheiro “sobrando” para então estudar sobre investimentos pode acabar desanimando ao perceber a grande quantidade de conteúdo disponível. Mesmo que você não esteja investindo, nada impede de começar a aprender, seja ações, títulos do tesouro ou outras aplicações financeiras.

Vale aproveitar alguns sites para ter um aprendizado prático, como usar IQ option, por exemplo. Trata-se uma plataforma que permite negociar ações, criptomoedas e Opções Binárias que o usuário pode se cadastrar, mesmo sem ter dinheiro, para observar a dinâmica e o funcionamento desse tipo de recurso.

Outro plataforma que é interessante para aprendizado é a Binomo, também especialista em Opções Binárias. O site conta com um centro de referência onde o usuário pode aperfeiçoar seus conhecimentos ou até aprender do zero sobre o mercado, terminologias e negociações. Esse tipo de estudo pode ser fundamental para montar uma futura estratégia de aplicações.

A mudança já é sentida no mercado financeiro

Até poucos anos atrás, falar de investimento, para a maioria da população, era falar de Poupança. Com a evolução dos meios de comunicação e o aprendizado facilitado, aplicações mais rentáveis e tão simples quanto a poupança passaram a ser acessíveis. A mudança já é sentida no mercado financeiro: em 2019, o Tesouro Direto teve o acréscimo de 415 mil investidores ativos, segundo dados do Tesouro Nacional. Esse foi o maior aumento de usuários da história do Tesouro.

Seja em títulos do Tesouro, no mercado de ações ou em modalidades de investimento mais modernas, é possível começar a investir – desde que sua vida financeira organizada. Os primeiros passos podem ser desafiadores, mas certamente, todo esforço será revertido em lucros.





ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, os quais poderão responder judicialmente e não representam a opinião deste site. Se achar algo ofensivo, marque quem comentou e denuncie.



GOELA X DOMÉSTICAS

LAVA TOGA EM 1999

Sugeridos

© Todos os direitos reservados

X