FCS Brasil
Notícias [+] Lidas
22/02/2021   

'A verdade nua': RSF faz campanha contra a desinformação do governo Bolsonaro

Veja também:

Capitão Cloroquina e General Placebo rejeitaram 160 milhões de doses de vacina. Agora, com muita propaganda enganosa, sabotam vacinação em massa e ainda compra mais Cloroquina


JAMIL CHADE UOL - A ONG Repórteres Sem Fronteira criticou a estratégia do governo de Jair Bolsonaro de "disseminar desinformação sobre a pandemia" do novo coronavírus e lançou, nesta segunda-feira, uma campanha pela defesa do direito à informação confiável no Brasil.

A ação traz uma fotomontagem de Bolsonaro sem roupa, coberto apenas por uma placa que informa o número de mortes causadas pela covid-19 e o número de casos confirmados da doença no país. No Brasil, já são mais de 246 mil óbitos por conta do vírus, além de 10,1 milhões de contaminações. 

"A verdade nua", nome da iniciativa da agência BETC Paris, destaca a "importância crucial do jornalismo para garantir o acesso a informações confiáveis sobre a pandemia".

"Enquanto a covid-19 provoca estragos no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro contribui para aumentar o número de mentiras em circulação e segue atacando a imprensa - numa tentativa de esconder sua incapacidade de administrar a crise sanitária", diz.

"A nova campanha da RSF no Brasil defende que se mostre "a verdade nua", a crua realidade dos fatos, para além de alegações fantasiosas ou manipuladoras", argumenta.

 

A ONG aponta que optou pela fotomontagem como forma simbólica de confrontar o presidente com a "realidade nua e crua dos fatos, enquanto ele acusa a imprensa pelo caos instalado no país para desviar a atenção de sua desastrosa gestão da crise sanitária".

O Brasil é hoje o terceiro país mais afetado no planeta pela pandemia. A campanha, portanto, reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela.

"Essa campanha propositalmente chocante visa despertar as consciências a reagirem aos ataques permanentes do sistema Bolsonaro contra a imprensa, afirmou Christophe Deloire, Secretário-Geral da RSF.

 





ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, os quais poderão responder judicialmente e não representam a opinião deste site. Se achar algo ofensivo, marque quem comentou e denuncie.



100 MILHÕES DE DADOS

MÁSCARAS CONTINUAM

Sugeridos

© Todos os direitos reservados

X